CALDEIRÃO
SOBRE A OBRA:
Partitura e partes individuais do dobrado "Caldeirão", obra composta para participar do II Concurso "Moacir Santos" de Composição para Bandas 2012, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música, ficando classificada em 2º lugar na categoria "DOBRADO". Foi dedicada ao Grêmio Lítero Musical Bonjardinense pelos seus 80 anos de existência, cuja banda, apelidada de "Caldeirão", foi vencedora do concurso de bandas realizado pelo Programa "Salve a Retreta" em dezembro de 1959.
Instrumentação:
Flautim
1ª e ª Flautas
Oboé
Corne Inglês
Requinta
1ª, 2ª e 3ª Clarinetas (Bb)
Clarone
1º e 2º Saxofones Altos
Saxofone Tenor
Saxofone Barítono (Eb)
Fagote
1ª, 2ª, 3ª e 4ª Trompas
1º, 2º, 3º e 4º Trompetes
1º, 2º, 3º e 4º Trombones
Bombardino (Bb)
Tubas (C e Bb)
Percussão (Caixa, Pratos, Bumbo)
SOBRE O AUTOR:
Nascido em 16 de dezembro de 1981 na cidade do Recife, Julião Adelino Barbosa é arranjador, compositor e clarinetista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Iniciou seus estudos musicais com seu irmão Felipe Barbosa e, posteriormente, com o Maestro Lula Barbosa, seu tio.
Foi clarinetista da Banda da Sociedade Musical 19 de Julho (Bom Jardim-PE) e da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal-RN. Foi sócio-fundador e guitarrista do Octeto Orquestra (orquestra de baile de Bom Jardim-PE), instrutor de harmonia e arranjador no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Rio de Janeiro-RJ) e clarinetista, arranjador e compositor da Orquestra Potiguar de Clarinetas (Natal-RN).
Foi classificado em 1º lugar no concurso para escolha da Canção da Associação de Veteranos Fuzileiros Navais, realizado no Rio de Janeiro em 2013, em parceria com Deildo dos Santos (criador da letra da canção), e em 2º lugar no II CONCURSO "MOACIR SANTOS" de Composição para Bandas 2012, na categoria Dobrado, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música, em dezembro de 2012.